Instituições Parceiras

O projeto “Raízes do SUS em Campinas (1974–1988)” foi desenvolvido por meio de uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (Nepp-Unicamp) e do Grupo de Estudo sobre Saúde Pública: Histórias e Trajetórias da Unifesp (GESP-Unifesp).

Com apoio da FAPESP e da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, o projeto contou com a colaboração de diversas instituições parceiras, que contribuíram ao longo de sua execução. Entre elas, destacam-se:

  • Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp (AC/SIARQ)
  • Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink
  • Centro de Documentação da Secretaria Municipal de Saúde (CEDOC)
  • Centro de Memória da Unicamp (CMU-Unicamp)
  • Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (CMA/FCM)
  • Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
  • Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)
  • Science in Circulation (SciCi)

EXECUÇÃO

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS)

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social desde 2000 fortalecendo o SUS. O IPADS é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde por meio de projetos de capacitação, inovação e apoio técnico a gestores e profissionais da saúde. Com atuação nacional e parcerias estratégicas com governos e iniciativa privada, o IPADS desenvolve soluções baseadas em evidências para ampliar o acesso, a qualidade e a equidade na saúde pública.

Endereço: Rua Barão Homem de Melo, 200 – Pátio Boulevard Mall – Vila 31 de Março – CEP: 13091-554 – Campinas – SP
Horário de atendimento: das 8h às 18h
Telefone: +55 19 2660-0250
Email: contato@ipads.com.br
Site: https://ipads.org.br/

Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP – Unicamp)

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), da Unicamp, é um centro interdisciplinar de pesquisa voltado à análise e avaliação de políticas sociais. Com atuação destacada no cenário nacional e latino-americano, o NEPP também desempenha atividades de consultoria e extensão, sendo referência para instituições públicas, organizações não governamentais e agências de fomento. Seu reconhecimento decorre da qualidade das pesquisas, publicações e do trabalho de um corpo técnico composto por pesquisadores, funcionários e estudantes altamente qualificados.

Além de sua produção científica, o NEPP mantém intensa colaboração com instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Seus membros participam de eventos acadêmicos e atuam como consultores de organismos internacionais como OMS, OPAS, CEPAL, PNUD e UNICEF. Os projetos são desenvolvidos por equipes interdisciplinares com apoio de especialistas de diversas áreas, como Economia, Estatística, Sociologia, Ciência Política, Educação e Saúde, permitindo o aprofundamento em temas variados, como por exemplo, o SUS e o Programa Bolsa Família.

Endereço: Av. Albert Einstein, 1300 – Cidade Universitária – CEP: 13083-852 – Campinas – SP
Telefone: +55 19 3521-2495
Email: nepp@unicamp.br
Site: https://nepp.unicamp.br/

Grupo de Estudos sobre Saúde Pública: Histórias e Trajetórias (GESP – Unifesp)

O Grupo de Estudos em História e Historiografia da Saúde Pública (GESP) reúne graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutorandos dedicados aos estudo da História da saúde pública no Brasil, em diálogo com o debate no mundo, durante os séculos XIX, XX e XXI. As pesquisas dedicam-se ao estudo de personagens, instituições de assistência à saúde, práticas médicas, história da ciência e de saberes, buscando articular lugares e modos de atuar e pensar a assistência à saúde. 

O GESP atua em parceria com o grupo de pesquisa Science in Circulation (SciCi), vinculado ao Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp (IEAC/Unifesp), e que se dedica ao estudo de trajetórias de cientistas e de instituições de saúde nas quais eles atuam.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp (AC/SIARQ)

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ), órgão complementar da Reitoria e subordinado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), é responsável pela política, gestão e preservação arquivística de documentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É o órgão central de coordenação do Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ / UNICAMP), que compreende o Conselho Consultivo (CONSUL / SIARQ), a Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD / SIARQ), a Rede de Arquivos e os Protocolos e Comissões Setoriais de Arquivos (CSArqs) das unidades e órgãos.

A gestão dos documentos pressupõe uma integração com as unidades e órgãos na orientação técnica para a produção, tramitação, arquivamento, avaliação, utilização e preservação dos documentos, numa linha contínua de gerenciamento denominada ciclo de vida documental. O SIARQ tem, sob sua responsabilidade, a guarda de documentos que, por questões legais, fiscais e jurídicas, devem ser mantidos por certos prazos de guarda determinados em normas, a fim de subsidiar decisões administrativas e acadêmicas, bem como apoiar a Universidade na defesa de seus direitos. Também responde por documentos de guarda permanente, por apresentarem informações substantivas sobre a instituição e que podem ser fontes de pesquisas administrativas, acadêmicas e científicas.

Endereço: Praça Henfil, 50 – Cidade Universitária – CEP: 13083-895- Campinas – SP
Horário de atendimento: das 8h30 às 17h30
Telefone: +55 19 3521-6457
Email: acervoac@unicamp.br
Site: https://www.siarq.unicamp.br/

Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink

A Biblioteca Pública Municipal de Campinas foi fundada em 15 de setembro de 1946, a partir de uma campanha liderada por Laura Bierrenbach e Ernesto Manoel Zink, reunindo inicialmente 2.139 livros. Ao longo dos anos, passou por diversos endereços até receber, em 1971, o nome de Biblioteca “Professor Ernesto Manoel Zink”. Em 1975, uma doação permitiu a aquisição do terreno onde hoje funciona, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC).

Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro – CEP: 13010-142 – Campinas – SP
Horário de atendimento: das 9h00 às 17h00
Telefone: +55 19 2515-7091
Email: biblioteca.zink@campinas.sp.gov.br
Site: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/biblioteca-publica-municipal-prof-ernesto-manoel-zink-

Centro de Documentação da Secretaria Municipal de Saúde (CEDOC/SMS)

O Centro de Documentação (CEDOC) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas possui um acervo voltado para a área da SAÚDE e é composto por documentos de caráter histórico que relatam a construção do SUS Campinas, publicações de órgãos da área de saúde (OMS, OPAS, Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais e outros), trabalhos de pesquisa (teses, dissertações, monografias), livros, slides, fotografias, cd-roms e uma coletânea de vídeos organizados por assunto.

Endereço: Rua General Osório, 1031 – 17º andar – Centro – CEP: 13010-908 – Campinas – SP
Horário de atendimento: das 9h às 17h
Telefone: +55 19 3236-5528
Email: saude.cedoc@campinas.sp.gov.br
Site: https://saude.campinas.sp.gov.br/cets/cedoc/cedoc.htm

Centro de Memória da Unicamp (CMU-UNICAMP)

O Centro de Memória – Unicamp (CMU), órgão que integra a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) da Universidade Estadual de Campinas, é responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como à produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar, com ênfase na articulação entre memória e história.

O CMU abriga, hoje, mais de uma centena de conjuntos de documentos dos mais variados gêneros (audiovisual, iconográfico, sonoro, textual e realia), além de possuir uma Biblioteca especializada em Campinas, responsável pela gestão de livros e obras raras, e de um grande volume de periódicos, jornais e folhetos antigos. Além de fomentar a produção de conhecimento através da disponibilização dos conjuntos documentais que abriga para pesquisa e consulta pública, o Centro de Memória também desenvolve diversas ações de extensão e de difusão do seu acervo, seja por meio da realização de pesquisas e da publicação de livros e periódicos, ou através da realização de oficinas, cursos e eventos de natureza cultural e acadêmica.

Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 – 3ºandar – Cidade Universitária – CEP: 13083-859 – Campinas – SP
Horário de atendimento: das 9h às 17h
Telefone: +55 19 3521-5256
Email: atendcmu@unicamp.br
Site: https://www.cmu.unicamp.br/index.php#!html/inicio.html

Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (CMA/FCM)

O Centro de Memória e Arquivo da FCM (CMA/FCM) foi inaugurado em 26 de maio de 2008. Integram o CMA/FCM: Comissão Setorial de Arquivos, Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde, Gestão Documental, Arquivo Permanente, Pesquisa, Atendimento e Divulgação. Sua atuação está voltada a assegurar as condições de preservação e acesso ao patrimônio documental da FCM, tendo em vista disponibilizar suas informações, tanto a comunidade interna quanto externa da Universidade, para fins de pesquisa, educação e conhecimento.

Endereço: Rua Albert Sabin – Cidade Universitária – CEP: 13083-894 – Campinas – SP
Horário de atendimento: das 7h30 – 19h00
Telefone: +55 19 3521-7551
Site: https://portal.fcm.unicamp.br/centro-de-memoria-e-arquivo-cma/arquivo-historico/

Museu de Saúde Pública Emílio Ribas

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, localizado no bairro do Bom Retiro em São Paulo, é especializado na história da saúde pública. Funciona em um edifício histórico de 1893, que abrigou o antigo Desinfectório Central, um dos primeiros equipamentos de saúde pública da cidade. Desde 2010, está vinculado ao Instituto Butantan, como parte do Centro de Desenvolvimento Cultural. Atualmente, o museu está fechado para visitação devido a reformas nas áreas técnicas de preservação de seu acervo.

Endereço: Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – CEP: 01127-020 – São Paulo – SP
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Telefone: +55 11 3723-6963
Email: acervoer@butantan.gov.br
Site: https://butantan.gov.br/atracoes/museu-emilio-ribas

Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)

O Museu Histórico da FMUSP foi criado em 1977 e reúne um vasto acervo documental, iconográfico e tridimensional que se tornou uma referência para os estudos sobre a história da medicina brasileira. Apresentando exposições temáticas e temporárias, o Museu Histórico recebe anualmente milhares de visitantes espontâneos e grupos formados por alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos técnicos, universitários, vestibulandos, além de alunos de cursos de graduação e pós-graduação que percorrem os seus núcleos temáticos, podendo optar por explorar as peças com ou sem o auxílio de um educador. Os roteiros educativos são organizados a partir do interesse do público acolhido, de modo que possam ser contemplados, com maior ou menor profundidade, os seguintes tópicos: História das práticas médicas e de saúde; Arte e Medicina; Corpo e corporeidade; História social das doenças; História da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas; História do ensino e das práticas da Dermatologia em São Paulo; Identidade, reconhecimento e pertencimento histórico; Preservação e restauro do patrimônio histórico da FMUSP; Ceroplastia e a ilustração científica.

A cada nova exposição desde a sua reformulação e reinauguração, o Museu Histórico da FMUSP tem procurado ampliar os recursos de acessibilidade. Nesse sentido, a atual exposição em cartaz, “A pele enferma: Augusto Esteves e seu museu de cera”, conta com piso tátil, audiodescrição, peças táteis, textos em braile, vídeo com audiodescrição e legendas, painéis com letras em fonte ampliada e espaço de circulação padronizado de acordo com as normas internacionais para que os cadeirantes possam se locomover confortavelmente pelo Museu. Os recursos de acessibilidade foram implementados a partir de uma parceria entre a instituição e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. Tal parceria resultou na premiação do Museu Histórico da FMUSP como uma das referências na cidade de São Paulo pelo Guia de Acessibilidade Cultural.

Endereço: Av Dr. Arnaldo, 455 – 4º andar – Cerqueira César CEP: 05405-000 São Paulo – SP
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Telefone: +55 11 3061 7249
Email: museu.historico@fm.usp.br
Site: www.fm.usp.br/museu

Science in Circulation (SciCi)

O Instituto de Estudos Avançados e Convergentes – IEAC/Unifesp é um órgão complementar da Unifesp, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) que atua em cooperação com as Unidades Acadêmicas e Universitárias, bem como com os demais Órgãos Complementares da Reitoria da Unifesp.

Sua missão é promover estudos interdisciplinares e convergentes em pesquisa avançadas em todas as áreas do saber, assim contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural, acadêmico, científico, tecnológico e social da Universidade e do país.

Endereço: Rua Sena Madureira, 1500 – 2º andar – CEP: 04021-001 – São Paulo – SP
Email: scici-ieac@unifesp.br
Site: https://ieac.unifesp.br/estudos-e-pesquisas/grupos-de-estudo-e-pesquisa-gep/scici-science-in-circulation

APOIO

Fapesp
Unicamp
nepp
unifesp
IPADS
Fapesp
SMS